Seguidores

Pesquisar

Como falar sobre pecado com as crianças?

a) Nascemos no pecado:(Salmos 51:5 e Romanos 5:12)
 Ninguém ensina a criança a pecar, o pecado já nasce com ela. Quando nós éramos crianças, nunca tivemos uma aula de pecado, certo? Imagina entrarmos na sala e a professora dizer: “Bom dia crianças, hoje vamos ter aula de pecado! Hoje vamos aprender a beliscar o colega, amanhã vamos aprender a responder a mamãe e semana que vem vamos aprender na prática a brigar com o irmão”. Ninguém nos ensina isso, isso já nasce conosco, por isso que nossa natureza é pecaminosa.        

b) Todos somos pecadores: (Romanos 3:23)
Quando a bíblia nos relata que todos somos pecadores, não especifica se é homem, mulher, idoso ou crianças. Todos nós somos pecadores e carecemos, precisamos da Glória de Deus em nossa vida. A criança precisa entender que quando nós pecamos nos afastamos de Deus. Quando contamos uma mentirinha para a mamãe, pegamos um dinheirinho escondido de alguém ou desobedecemos nossos pais estamos pecando, e o pecado desagrada a Deus, nos afastando dEle.

c) A criança está em perigo: (Mateus 18:14)
O fato de Jesus dizer que a criança está em perigo já nos dá um alerta que precisamos estar atentos aos nossos pequeninos. Mostre á crianças que ela está em perigo quando ela fica na frente da televisão vendo coisas que não agrada ao senhor. Queridos, note que o diabo tem lançado dardos inflamados em nossas crianças. Ele muda apenas as estratégias, porém o alvo é sempre o mesmo: Crianças! Em uma época foram crianças jogadas pela janela, depois crianças sendo agredida por babás, violência em escolas, e agora pedofilia. Nossas crianças estão em perigo, e elas precisam ouvir as boas novas da salvação. E cabe á nós, ministros de crianças essa tão linda missão.
       
Mas como explicar para criança que ela é pecadora?
  
Primeiramente temos que explicar o que é pecado. Pecado: É tudo aquilo que pensamos, falamos ou fazemos que não agrada ao Senhor. faça os gestos: 
Pensamos : coloque os dois dedos indicadores na cabeça;
Falamos: coloque as duas mãos em forma de concha na boca (como se estivesse cochichando);
Fazemos: movimente as duas mãos; 
Que não agrada ao Senhor: faça o sinal de não com o indicador e depois aponte para o céu.

O que será que fazemos que não agrada a Deus? (deixe as crianças falarem):  mentir, bater no amigo, falar palavrão, não respeitar a professora, o pastor da igreja, brigar com a irmã, desobedecer aos mais velhos, pegar dinheirinho escondido na carteira do papai, etc (fale pecados que realmente podem estar na vida da criança).

Todos nós podemos pecar, mas como toda coisa errada, ele tem consequências:
a) O pecado nos afasta de Deus;
b) Deixa nosso coração sujo como lamaçal, e assim como nós não gostamos de morar num lugar sujo. Jesus também não quer morar num coração sujo de pecado (mostre a criança um coração sujo ou feito de cartolina preta). Detalhe: nunca diga que o pecado é “preto”, mas sim escuro ou sujo, porque a criança pode associar com a cor da pele.

O melhor método para se falar do pecado com certeza é a história, e para isso a bíblia está recheada de histórias que falam sobre pecado. Dentre muitas, podemos citar:
A queda do homem (Gênesis 3:1-24); O pecado de Acã (Josué 7:1 – 26); Naamã ( II Reis 5:1 a 19) e Zaqueu, o publicando (Lucas 19. 1- 10).

Fonte: Extraído parcialmente do lindo site da Flávia Grégio - Ministério com Crianças.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...