Seguidores

Pesquisar

Parábola: O Semeador

Base Bíblica: Mateus 13.3-23
Versículo para Memorizar: " Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende: este frutifica e produz a cem, a sessena e a trinta por um" Mateus 13.23

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.
Outras sementes cairam num lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.
Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.
Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o diabo e rouba a palavra de seu coração.  Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o diabo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.

As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e crêem por isso a semente começa a brotar,  mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não
vem á escola dominical, não ora, e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem
o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de
Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil, ele lê a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ele mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus.
 
 
 
 
 
 
 

Atividades
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 

Aplicação

Depois de aprender,chegou a hora da aplicação:
Hoje vamos fazer uma experiência muito legal.
Vamos plantar uma sementinha e cuidar para que ela
se transforme em uma linda plantinha.
Você vai precisar apenas de um copinho, um pedaço de algodão
e algumas sementes da plantinha que deseja plantar.
Se não tiver outra semente, você pode usar o feijão.
Siga as seguintes instruções:

1. Prepare um copinho que pode ser descartável ou mesmo um copinho de iogurte limpinho.
2. Forre com algodão e coloque um pouco de água.
3. Coloque as sementes sobre o algodão.
4. Coloque água todos os dias.
5. Os brotinhos nascem em até 5 dias.
6. Depois transfira a plantinha para a terra e continue cuidando dela.

Sugestão: Antes de transferir a plantinha para a terra, junte os amigos para que todos possam ver como estão suas plantinhas e conversar sobre o que sentiram ao cuidar de uma sementinha e vê-la crescer um pouquinho a cada dia. Quem não conseguiu ver a plantinha crescer, pode falar como se sentiu, o que acha que não deu certo, enfim, é o momento onde todos partilham a sua experiência.

Hora da Lembrancinha:
Eu segui a sugestões acima, e fiz com as minhas crianças e na semana seguinte entregar as plantinhas para elas. Elas ficarm impressionadas como cresceram rápido.
 

16 comentários:

  1. Lindo o seu blog. Acabei de encontrar na net, estava procurando algo sobre a parábola do semeador. Amei tudo aqui já estou seguindo. Parabéns por este cantinho abençoado. Tmb sou professora de crianças na EBD. bjsss fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. Nal...Muito Obrigada pelo seu carinho. Obrigada, também, por estar seguindo o meu blog.
    Acredito que poderemos compartilhar muitas ideias, já que vc é professora da EBD. Bjus...

    ResponderExcluir
  3. É Lindo de mais mesmo, seu blog. É uma bênção. Estou iniciando agora como professora dominical, domingo dia 02/02/14 é meu terceiro dia, estou amando rsrs... Estou aprendendo muito aqui, é tudo muito bem explicado. Glórias à Deus pela sua vida! Deus abençoe ainda mais você e seu ministério.
    Beijos Carolina, fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. E o que fazer quando a nossa semente interna morreu?

    ResponderExcluir
  5. Muito Lindo vou aplicar para os meus alunos hoje. Parabéns pela dedicação, percebi o Amor que você tem pelos pequenos parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Paz! Gostaria de dizer muito obrigada, pois sei blog me ajudou muito. Estamos reformulando o ministério infantil e suas ideias tem me ajudado muito! Que Deus continua a e dar essa sabedoria para ensinar aos pequenos! Novamente Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Amei tudo. Era tudo que eu precisava. Seguindo seu blog para acompanhar tudo!!

    ResponderExcluir
  8. AMADA, QUE LINDO SEU BLOG, FIQUEI BABANDO, DEUS TE CAPACITE CADA VEZ MAIS , E OBRIGADO POR DIVIDIR O DOM QUE DEUS TE DEU CONOSCO,POIS ME AJUDA MUITO.É MARAVILHOSO SERVIR A ESSE DEUS QUE NOS CHAMA,NOS ENSINA ,NOS CAPACITA, NOS AMA.BJS NO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana Zancanelli, fico feliz por ter gostado do blog. Que Deus possa estar capacitando a sua vida tbm...Bjus

      Excluir
  9. Amo suas aulas, fico feliz em sempre vir aqui e buscar novidades para as minhas aulas..
    Que Deus continue te capacitando, para que vc continue a nos abençoar com as suas aulas...

    ResponderExcluir
  10. Priscila Cutrim, Obrigada pelo carinho. Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  11. Olá Tia Carol!! <3
    Estou iniciando no Ministério infantil e encontrei cá a ajuda que preciso! Obrigada por dividir seus dons e talentos conosco!
    Bjinhos e Deus te abençoe a cada dia mais!

    ResponderExcluir
  12. Xeilinha, muito obrigada pelo carinho. Deus a abençõe!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por esse trabalho lindo e abençoado !! Tem me ajudado muito, comecei agora com as crianças e você é minha fonte principal! Deus te abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  14. Que Deus continue abençoando obrigada por nós ajudar.sou catequista e e sempre bom escutar a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Estava a procura de uma lição sobre a parábola do semeador, que bom que achei , fácil explicação e entendimento

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...