Seguidores

Pesquisar

O que é pecado?

Leitura Bíblica: Gênesis 4.7, Romanos 6.12,13, Hebreus 12.1 e Isaías 59.2
Memorizar: Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 2.10)

O que significa a palavra pecado para você? Deixe-as explicar. Após responda: “A palavra grega usada no Novo Testamento para designar pecado é hamartia, que significa errar o alvo, errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro”. Ou seja, “pecado é a desobediência a Deus, aos seus mandamentos. E desobediência é fazer o contrário ou não fazer aquilo que está determinado”. 
“O primeiro registro que temos do pecado foi à rebelião de Lúcifer nos céus (Isaías 14. 13-14)”, quando ele queria ser igual a Deus. “A partir daquele momento, o universo foi contaminado pelo pecado”. 
Diz a palavra de Deus em Romano 7.17,20 “De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.” Então crianças, o pecado já está na natureza humana, “desde que Adão e Eva pecaram pela influência de satanás”,... “a tendência natural do homem é pecar”. 
Para acertarmos o alvo necessitamos de ter objetivos, ter orientação, não é mesmo?  Mas porque erramos tanto o alvo, alguém sabe me responder? Se lembram do que estudamos na semana passada sobre os inimigos do Ser Humano? Quem sabe me dizer quais são? Satanás, o mundo e a carne (nós mesmos). Isso mesmo crianças está correto! Esses nossos inimigos fazem de tudo para nós não acertamos o alvo, que é Deus, e que desfrute do plano que Ele tem para as nossas vidas. 
Isso é o pecado, são as coisas feitas por nós que nos impedem de estar próximos de Deus, pois na medida em que pecamos, estamos errando o alvo, e, portanto, nos afastando de Deus. A palavra de Deus, que é Bíblia Sagrada, nos ensina em Isaías 59,2: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” O que é iniquidade? É o comportamento ou ação perversa e maldosa. A palavra de Deus diz que quando estamos pecando Deus não nos ouve, o nosso pecado nos encobre diante de Deus, Deus não nos enxerga! O pecado faz a separação entre nós e Deus. 
Vocês sabem como fazer para acertar o alvo? Através da palavra de Deus, lá tem várias orientações do que devemos ou não devemos fazer, e assim, agradar a Deus e não errarmos mais o alvo. 

Utilizei este recurso para explicar para as crianças o que é pecado, o que é errar o alvo.

Dinâmica para crianças responder quais atitudes que agradam a Deus:
Eu fiz um coração de papel cartão, e o enfeitei com papel crepom e cola glitter vermelha. Coloquei dentro da caixa de perguntas (Mais detalhes aqui!) algumas atitudes que agradavam a Deus e outras que não agradavam a Deus. As crianças foram tirando as frases e respondendo se aquela atitude agradava ou não agradava a Deus, então se aquela atitude fosse positiva elas colavam no coração. Foi bem legal, elas mesmos sabiam a resposta e queriam só tirar da caixa atitudes boas para poder colar no coração.


Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 4, página 10. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição, e na Revista Jovens e Adultos, Princípios da Vida Cristã I, Lição 5, página 22-24. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 3ª Edição.

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...