Seguidores

Pesquisar

A Arte de Contar Histórias

Por que contar histórias?
         É um meio muito eficiente de transmitir uma idéia, de levar novos conhecimentos e de guardar suas tradições e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias deve ser também um bom ouvinte de si mesmo, do mundo e de outras pessoas. O contador deve ser sensível para ouvir e falar. Contar simplesmente porque gosta de contar.O narrador deve estar ciente de que o importante é a história.

Para quem?
         As crianças gostam de ouvir seus avôs, pais, etc., contando histórias bíblicas, de fadas, da vida deles mesmos e de quando eram crianças. Os jovens e adultos também gostam de ouvir, pois em todos ainda resta um pouco de emoção, fantasia e de felicidade ao ouvir histórias. É preciso fazer uma seleção do que contar, levando-se em conta o interesse do ouvinte, a sua faixa etária e suas condições sócio-econômicas. Este é o passo mais demorado na arte da contação de histórias.

Que tipo de história contar?
  • Até 3 anos – idade pré-mágica: Histórias que tenham bichinhos, objetos, crianças, enredos que façam parte da vida da criança, textos curtíssimos
 • 3 a 4 anos – idade do fascínio: Os textos devem ser curtos e atraentes, pode-se usar gravuras de preferência grandes. Histórias que tenham bichos, brinquedos e objetos e usem expressões repetitivas.
 • 5 a 6 anos – idade realista: Histórias da vida real, falando do lar, etc. Os textos devem ser curtos e ter muita ação o enredo deve ser simples. Até os 6 anos a criança gosta de ouvir a mesma história várias vezes.
Ao contar uma História o professor / evangelista deve seguir a seguinte ordem:
Começo – Bem empolgante;
Meio  - Passar o objetivo da história;
Fim – Trazer a moral da história, falando sempre às crianças salvas e não salvas.

Escrito por Mariléia de Paula (Tia Mary - a Xicosa)
Fonte: http://ministeriotiamary.webnode.com.br/a-arte-de-contar-historias/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...