Seguidores

Pesquisar

Josias: Um Menino que se tornou Rei


O rei Josias teve um pai tão mau, tão mau, que governou apenas 2 anos e foi morto pelos funcionários do palácio. Seu avô, Manassés, também havia sido terrível, era um rei que se divertia inventando maldades. Nesse clima, Josias viveu os primeiros anos de sua vida. Quando o pai foi assassinado, ele estava com apenas 8 anos, mas mesmo assim foi coroado rei. Essa era uma forma de respeitar a lei ,mas eu acho que,no fundo, os líderes políticos e religiosos tinham alguma esperança de que aquele garotinho, esperto e dedicado, fosse diferente do pai e do avô. O que podia fazer um rei com 8 anos de idade, governando um país mau e desunido? Pois foi exatamente isto que fez Josias: tratou de estudar, observar bem as situações e reunir alguns conselheiros, que ainda eram fiéis a Deus. Com 16 anos, Josias começou a purificar Judá e Jerusalém da idolatria. Com ações firmes e decididas, aquele menino mandou derrubar as imagens de monstros e deuses pagãos que os israelitas haviam aprendido a adorar, e a eles ofereciam até seus filhos sobre altares em brasa!  Claro que Deus não aprovava esse comportamento do povo. A boa influência de Josias foi além do seu reino, pois logo cidades do antigo reino do norte também começaram a acabar com seus ídolos e as pessoas eram incentivadas a  ser fiéis a Deus.  
Nessa época, quando faziam uma limpeza e reforma no templo de Jerusalém, que era a principal igreja de Deus, um sacerdote achou o "livro da lei" e o levou para o rei.  Quão feliz ficou Josias, pois no meio da confusão e  idolatria de anos anteriores, até essa cópia da Bíblia que ficava no templo e era usada para ensinar o povo, fora perdida. Tendo o rei ouvido as palavras da Lei, rasgou as suas vestes e ordenou que fosse consultado o Senhor acerca das palavras do livro, porque grande é o furor do Senhor, que tinha se derramado sobre o povo.
Entretanto, a boa influência e o exemplo desse menino que se tornou rei serviram para adiar por mais uns 40 anos a destruição de Judá e Jerusalém. E muitas pessoas individualmente se converteram a Deus e foram salvas. Sobre Josias, a Bíblia diz que “não se desviou nem para a esquerda nem para a direita" e também que "depois dele nunca se levantou rei igual a ele". Agora, entendemos melhor por que ele começou a reinar tão cedo e dirigiu a nação por 31 anos. Criança fiel merece confiança. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...