Seguidores

Seguir por E-mail

Pesquisar neste blog

Carregando...

HALLOWEEN - Uma Comemoração que não agrada a Deus!

Neste domingo dia (28/10/12) estive com as crianças e adolescentes da EBD ensinando a Palavra de Deus. Preparei a minha aula, tendo por base bíblica A HISTÓRIA DO REI MANASSÉS, que está no livro de 2ª Crônicas 33; 1-20. Utilizei esta história bíblica para mostra para as crianças que este tipo de Comemoração não agrada a Deus.
Base Bíblica: 2° Crônicas 33.1-20 e Efésios 5.11
Quero mostrar a vocês uns enfeites e gostaria que me dissessem em que festa os vemos. Isso mesmo! Esses enfeites são para Festa de Halloween. O Halloween ou Dia das Bruxas, como também é conhecido, é uma comemoração que não agrada a Deus. Nessa Festa cheia de monstros, caras feias e coisas assustadoras do diabo, inimigo de Deus.
 
Vou contar a história de Manassés, que tem muito a ver com a Festa chamada de Hallowen ou Dia das Bruxas.
Manassés se tornou rei quando tinha apenas 12 anos de idade. Ele reinou durante 55 anos em Jerusalém. Mas, ele fez muitas coisas erradas, que não agradavam a Deus.
A Bíblia nos diz que o Rei Manassés participava de comemorações que Deus detesta.
O rei Manassés não guardou os mandamentos do Senhor em seu coração e passou a participar de bruxaria, feitiçarias e adivinhações. Isso deixava Deus muito triste.
O rei Manassés fez coisas muito horríveis. (Mostrar figura do Rei com rosto Mau). Ele jogou seus filhos no fogo como oferta para o diabo.
Manassés levou o povo de Judá e os moradores de Jerusalém a cometerem pecados ainda piores do que aqueles cometidos pelas nações que o SENHOR Deus havia expulsado da terra conforme o seu povo ia avançando.
O SENHOR Deus falou com Manassés e com o seu povo, mas eles não lhe deram atenção.
Os comandantes do exército assírio invadiram o país de Judá. Eles prenderam Manassés com ganchos, amarraram com correntes e o levaram como prisioneiro para a Babilônia. (Mostrar figura do Rei com rosto Triste).
O rei Manassés perdeu todas as coisas boas que ele tinha em sua vida: sua liberdade, sua família, sua casa e viu que nenhuma daquelas comemorações erradas tinha lhe trazido algo de bom.
No seu sofrimento Manassés orou com fervor ao SENHOR, seu Deus; cheio de humildade, ele se arrependeu diante de Deus. (Mostrar figura do Rei com Rosto chorando).
Deus ouviu a sua oração e atendeu o seu pedido, deixando que ele voltasse para Jerusalém e fosse rei de novo. Aí Manassés declarou que o SENHOR é Deus.
Ele tirou do Templo as imagens dos deuses falsos que havia colocado lá, derrubou os altares que havia mandado construir no monte onde ficava o Templo e em outros lugares de Jerusalém e os jogou fora da cidade.
Consertou o altar do SENHOR, ofereceu nele ofertas de paz e ofertas de gratidão e ordenou ao povo de Judá que adorasse o SENHOR, o Deus de Israel. (Mostrar figura do rei com Rosto Feliz)
O povo passou a adorar ao SENHOR, seu Deus.
 
A Bíblia nos diz que Deus detesta tudo que é relacionado a magia, feitiçaria e bruxaria.
Ouçam o que está escrito em Deuteronômio 18.9-14.
Todas as pessoas que não quiserem deixar essas práticas erradas não poderão entrar no Céu.(Apocalipse 22.15).
Em Efésios 5.11 está escrito: “E não vos associeis às obras sem frutos das trevas, mas antes rejeitai-as.”
As crianças, assim como os adultos devem rejeitar tudo o que desagrada a Deus.
Assim como na vida do Rei Manassés aconteceram muitas coisas ruins, por causa da sua desobediência, é hoje na vida de quem não crê e participa dessa Festa das Trevas.

ATIVIDADES: Encontrei no Blog Karol Poerner algumas sugestões de atividades para esta lição. 

HORA DA DINÂMICA:
Uma dinâmica ou brincadeira muito legal, fácil de fazer e que a minha turminha gostou muito é a Caixa de Perguntas Musical. Seu preparo e execução é muito simples.

1. Encape com papel de presente ou outro colorido uma Caixa de Sapatos e prepare  várias perguntas relacionadas a Lição Bíblica ensinada em pedacinhos de papéis.
2. Organize as crianças em círculo e coloque uma música bem animada. 
3.   As crianças deverão passar a Caixa de Perguntas de mão em mão. 
4.   Pare a música subitamente. 
5.  A criança que estiver com a Caixa de perguntas nas mãos nesse momento deverá retirar uma pergunta e responder.
6.  Se ela não souber você deverá decidir se ela sai, ou se poderá ser ajudada por um amigo.

Para essa Caixa de Perguntas Musical segue algumas sugestões de perguntas:

Qual era o nome do rei da historia de hoje?
Quantos anos o rei da historia tinha quando começou a reinar?
Do que o rei participava e deixava o Senhor Deus muito triste?
O que o rei fez com seus filhos?
O que aconteceu de ruim com o rei?
O que o rei fez na prisão que mudou a sua vida?
Por que a Festa de halloween não agrada a Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...