Seguidores

Pesquisar

Bullying na Igreja



O QUE É?
Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - valentão), ou grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo, ou grupo de indivíduos, incapaz(es) de se defender.
O bullying é uma ofensa em que ocorre em todos os lugares, nas escolas, no trabalho, nas ruas, nos grupos de crianças, adolescentes, jovens e adultos.  Infelizmente, as igrejas estão repletas de bully’s, que vivem fazendo brincadeiras sem graça, maldosas, desrespeitosas, que tem deixado irmãos tristes; e sem falar nas fofocas, no apontar de dedos, trazendo constrangimentos.
O cristão precisa aprender que alguns comportamentos devem estar enterrados com o velho homem, deixando aflorar o santo da nova criatura (II Co 5;17). Por isso tomemos cuidado com o excesso de brincadeiras, sempre prestando atenção se estamos magoando nosso próximo.

COMO A BÍBLIA TRATA ESTE TEMA?
O Bullying ocorre há muito tempo, até nos tempos bíblicos isso ocorria. Muito antes de darem tanta importância a este assunto, Deus já havia dado. Há na bíblia uma história que retrata bem este assunto, comprovando que Deus não tolera o pecado e nem admite que toquem nos servos, a menina dos seus olhos.
Em 2 Reis 2;23-24 diz: "Então [Eliseu] subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos."
Quando alguém nos ofende é o mesmo que está ofendendo a Deus, porque nós somos a menina dos olhos de Deus, e Ele não admite que toque nos seus servos, como está descrito no livro de Zacarias 2;8.
Podemos sim entender e aceitar o fato de Deus ter vingado o profeta, Eliseu era profeta do Senhor, e tudo que saía da boca de um profeta do Senhor teria que ser cumprido. Então, no momento em que os meninos provocaram a ira de Eliseu, ele proferiu a maldição, e Deus cumpriu o servo de Deus tinha proferido.
Ocorreu o mesmo com o profeta Elias, no livro de Tiago 5; 17-18, o profeta proferiu que não chovesse 3 anos e 6 meses, e Deus cumpriu aquilo que o profeta tinha pedido.

QUAIS ATITUDES PODEM SER TOMADAS?
Faça com que o seu grupo tenha a consciência do que é ser Corpo de Cristo - Isso é muito significativo, porque quando se desenvolve essa consciência, não se machuca propositalmente o pé ou a mão. Nem se programa algo muito legal e se deixa a perna direita de fora. Os capítulos 12 à 14 de 1 Coríntios são essenciais para se formar essa consciência. 

Trabalhe os elogios no seu grupo - Nós, e principalmente as pessoas da faixa etária dos 11 a 17 anos é rápida para condenar e rotular tudo o que sai do padrão: os muito magros, os muito gordos, os muito baixos, os muito altos, os com óculos, com aparelhos dentários maiores que a média, o que foi um dia com uma roupa estranha. E alguns estudos dizem que para cada palavra negativa que ouvimos é preciso 10 palavras positivas para apagar o efeito que aquela palavra negativa deixa em nós.
Nossa tendência não é elogiar, por isso, precisamos criar dinâmicas, exercícios e acima de tudo dar o exemplo para que isso aconteça em nosso grupo. Hebreus 3;13 fala sobre isso.

Incentive o seu grupo a agir - Se eles se comprometerem a não praticarem o bullying já será uma ação com reflexos enormes. Com isso eles estão fazendo diferença na vida de muitos. Além disso, eles também podem intervir quando perceberem que outros estão praticando o bullying ao invés de se juntar ao grupo. A tarefa não é fácil, principalmente nos tempos em que vivemos. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...