Seguidores

Pesquisar

O que é Arrependimento?

Leitura Bíblica: Lucas 18, 10-14
Memorizar: “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento”. (Lucas 5,32)
O que é arrependimento? O arrependimento leva a uma dor pelo sofrimento causado a alguém, há mudança de atitude, para não voltar a cometer esse mesmo erro. 
Porém, muitas pessoas querem enganar a Deus dizendo que estão arrependidas de seus erros, mas o verdadeiro arrependimento é aquele que vem do coração, aquele que causa mudança de atitude. E Deus, melhor do que ninguém, sabe se o nosso arrependimento é verdadeiro ou não, pois na Sua palavra esta escrito no livro de Salmos 139, 1: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces”. O Senhor nos conhece muito bem, portanto, ninguém pode enganar a Deus. E o verdadeiro arrependimento traz a salvação. Olha o que diz em 2 Coríntios 7,10a: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação.” 
A Bíblia nos conta a história dois homens que foram ao templo para orar. Um homem era fariseu e o outro era um cobrador de impostos (chamavam-no de publicano). “O fariseu ficou de pé e orou sozinho: - Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, e sem moral Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. - Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho. Enquanto isso o publicano, estava em pé, longe. Não ousava nem levantar seus olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: - Ó, Deus tem misericórdia de mim, que sou pecador!” (Lucas 18, 11-13). 
Qual dos dois homens fez a oração que agradou a Deus? O publicano (cobrador de impostos). Mas por quê? O fariseu “não reconhecia seus erros e nem desejava deixar de praticá-los. Jesus disse que o cobrador de impostos, voltou para casa em paz com Deus, mas o religioso não recebeu nada porque não se arrependia das coisas erradas que fazia” (REVISTA).  
Crianças, Deus não está procurando pessoas fortes e sem defeitos, que acham que podem vencer as dificuldades sozinhas. Ele está à procura dos pecadores, dos doentes, que querem ser realmente serem ajudados por Deus, que reconhecem os seus erros e querem abandoná-lo, para seguir a Deus. Em Lucas 5,32 diz: “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento”. 

Utilizei este recurso para contar a História.
 
Utilizei este mesmo recurso para contar a História da Parábola do Fariseu e do Publicado. Para saber mais sobre esta História clique aqui!
 
Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 8, página 16. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição. 

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535. 

Mão Missionária


Deus tem colocado no meu coração o desejo de estar ensinando as crianças e adolescentes, da Escola Bíblica, um pouco sobre MISSÕES.
Portanto, todos os sábados estarei abordando este tema com os meus alunos da EB, e este momento será chamado de MOMENTO MISSIONÁRIO.
Estarei compartilhando com vocês, os recursos visuais, e posteriormente, o meu PROJETO MISSIONÁRIO, ao qual Deus tem me inspirado para escrevê-lo.

  
Utilizei este recurso para explicar sobre: SEJA UM MISSIONÁRIO VOCÊ TAMBÉM.

Corpo, Alma e Espírito: Comparação Didática

Encontrei este vídeo no YouTube. Achei bem interessante para exemplificar sobre Corpo, Alma e Espírito.

Como é o Ser Humano?

Leitura Bíblica: Jeremias 17.9; João 4.23,24 e Romanos 8. 26.
Memorizar: "O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservado íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1ª Tessalonicenses 5.23).

Vocês sabem o que a bíblia diz sobre o ser humano? Não. Bom, a bíblia diz que o corpo humano é constituído por três partes: corpo, alma e o espírito.
O corpo é a parte mais externa. Quem pode me dizer quais são as partes que temos no corpo? Mão, pé, perna, cabeça, braço, barriga, e etc. O corpo serve para se relacionar com coisas materiais, ou seja, através do nosso nariz nos conseguimos cheirar, através da nossa mão conseguimos segurar um objeto, com a nossa boca nos conseguimos falar, com os nossos pés conseguimos andar, caminhar e correr, e assim por diante.
Com a alma, o ser humano se relaciona com as pessoas, ou seja, é através da alma que se desenvolvem os sentimentos, o amor, a amizade, a alegria, e também,  aqueles sentimentos que não agradam a Deus, com raiva, ódio, ira, e etc.
“Já o espírito do homem se comunica com o mundo espiritual”(Revista). Essa é a parte mais interior do ser humano. É lá que o Espírito Santo passa a habitar na pessoa que aceita a Jesus como seu Salvador.
O corpo, a alma e o espírito andam juntos. Por exemplo, se eu quero demostrar a amizade com um amiguinho da escola bíblica da igreja, eu uso a minha alma (que desenvolve o sentimento de amizade) e eu uso a boca (ação do corpo ) para falar, expressar o sentimento.
A bíblia diz que “devemos adorar em espírito, e em verdade” (Jo 4, 23-24). Então nós temos que adorar a Deus com o nosso espírito, por exemplo, uma pessoa que é surda, se eu falar com a minha boca ela irá entender? Não. Porque temos que falar a língua deles, que é o sinais (libras) para eles entenderem. Isto ocorre com Deus, temos que O adorar em espírito, porque Ele é espírito.


Utilizei este recurso para contar a História Bíblica.
Para mais detalhes Clique Aqui!

Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 3, página 06. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição.

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

Os Inimigos do Ser Humano

Leitura Bíblica: Gênesis 3.14,15; Ezequiel 28.14-18; Isaías 14.12-16; Romanos 7.14-25 e Romanos 8.1,2.
Memorizar: "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Efésios 6.12)

Quem sabe me dizer o que significa a palavra inimigo? Inimigo é aquela pessoa que quer prejudicar, que não é amigo, um adversário. A bíblia (que é a palavra de Deus) nos mostra alguns inimigos: 
Diabo ou satanás: Alguém sabe me dizer o que a bíblia diz sobre ele? Não. Bom, vou contar para vocês. A bíblia diz que ele foi um querubim poderoso lá no céu. Ele estava juntinho de Deus. Mas um dia ele se rebelou contra o Altíssimo, e quis ser semelhante  a  Deus. Então, Deus o expulsou daquele lugar, e juntamente com ele foram expulsos muitos anjos que haviam se tornado maus. Portanto, o maior objetivo de satanás é nos afastar de Deus, por isso ele nos induz a pecar, porque o pecado nos afasta de Deus. “Ele pode agir diretamente ou usar pessoas como instrumentos seus” (Revista). 
Mundo: Outra coisa que nos afasta de Deus é o mundo. Como assim professora? Vou explicar para vocês. “Quando mencionamos o mundo não estamos falando da criação de Deus, mas de um sistema organizado, cujo objetivo é envolver a mente das pessoas de tal forma, que não conseguem, mais pensar em Deus”(Revista). Por exemplo, as pessoas só pensam em trabalhar para adquirir dinheiro para comprar coisas, como carro, casa, telefones, etc.,  esses sistema leva as pessoas a idolatrarem cantores, times de futebol, e assim por diante, desta forma as pessoas vão se afastando de deus. A bíblia nos diz em 1Jo 2.15 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. 
Carne: Sabia que nós mesmos somos inimigos de Deus? Com assim professora?  Se lembra que eu contei a história da criação, e como Deus criou Adão e Eva, então eles pecaram, desobedeceram a Deus. Nós já nascemos com uma natureza pecaminosa, por causa do pecado do 1º homem e da 1ª mulher. Essa natureza má nos empurra para o pecado, isso nós chamamos de carne. 
Agora quem pode me dizer como vencemos este três inimigo? Através da oração, leitura da palavra de Deus e jejum.

Utilizei este recurso visual para contar a História Bíblica.
Mais detalhes deste recurso você encontra Aqui!

Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 4, página 8. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição.

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas na Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

Porque Jesus Cristo precisou morrer?

Leitura Bíblica: Isaías 53.4-7 e Romanos 5.12-19
Memorizar: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna". (João 3.16)

Crianças hoje eu vou falar sobre algo muito, mais muito importante. Vou contar para vocês porque Jesus Cristo precisou morrer, sendo que Ele é o Filho de Deus e nunca pecou contra o Pai.
Após o pecado de Adão e Eva (a desobediência a Deus), as pessoas do mundo inteiro já nascem com o pecado, ou seja, já nascem errando. Olha o que a bíblia diz em Romanos 5, 12: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Então crianças, não há nenhum homem ou mulher na face da terra que não tenha pecado, isto é a própria palavra de Deus que afirma. Só que o salário (o pagamento) do pecado é a morte, se lembram do que eu falei semana passada? Que o homem está condenado à morte eterna? E onde será isto? No inferno. Muito bem crianças. 
“Deus Pai, vendo este grande problema, planejou e executou a solução. Enviou Jesus ao mundo para morrer em nosso lugar”(Revista): “Jesus nasceu, viveu aqui na Terra, morreu e ressuscitou por nós, para que pudéssemos ter a vida eterna. Jesus é o Caminho que nos leva a Deus. Ele é a ponte que nos liga novamente ao Pai; e quem não aceitar O caminho que é Jesus, não pode ir ao Pai. Todas as pessoas estão separadas de Deus por causa daquele pecado lá no início do mundo...Mas Deus nos ama muito, Ele enviou seu único Filho que é Jesus Cristo para ser o Caminho, a ponte que nos liga novamente a Ele.”(Tânia Adel)
Olha o que a bíblia diz em Romano 5, 19 “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” 
Então crianças, quando aceitamos Jesus em nossas vidas, nos arrependemos de nossos pecados, e crermos que Jesus é o nosso Salvador, que através do sangue de Dele, somos purificados de todo o pecado, passamos a viver como justos diante do Pai novamente. 
Por isto, que Jesus precisou morrer, para nos libertar, Deus considera o sacrifico de Jesus como pagamento e estamos livres do castigo eterno. 
Quem quer convidar Jesus para morar dentro do seu coração?

Utilizei este recurso para contar a História Bíblica:
Para mais detalhes deste recurso, Clique Aqui!

Este plano de aula foi baseado na Revista da Turminha, O que todas as crianças precisam conhecer, Lição 7, página 14. Editora e Distribuidora Ramo da Videira. 2ª Edição, e no Livro Histórias para o Evangelismo e para o Culto Infantil, páginas 111, 112 e 113, Editora Ad Santos e Autora Tânia Adel.

Gostou deste Plano de Aula? Gostaria de estar adotando as nossas Revistas nas Escola Bíblicas de sua igreja? Para adquirir entre em contato pelo site Ramo da Videira ou pelo telefone: (51) 4101-9535.

Jesus é o Caminho

Recurso Visual utilizado para contar a História Bíblica: Porque Jesus precisou morrer?
A aula completa que utilizei este recurso você encontra Aqui!

Avião Missionário

Deus tem colocado no meu coração o desejo de estar ensinando as crianças e adolescentes, da Escola Bíblica, um pouco sobre MISSÕES
Portanto, todos os sábados estarei abordando este tema com os meus alunos da EB, e este momento será chamado de MOMENTO MISSIONÁRIO.
Estarei compartilhando com vocês, os recursos visuais, e posteriormente, o meu PROJETO MISSIONÁRIO, ao qual Deus tem me inspirado para escrevê-lo.

Utilizei este recurso para explicar sobre: O QUE É UM MISSIONÁRIO.
 

Curado de Leucemia

 
Testemunho de Eni Souza - Campo Bom/RS

Venho, através destas linhas, contar o que Deus fez por nós. Nosso netinho, Lucas Mateus, foi acometido por uma grave enfermidade. Meu genro e minha filha o levaram ao Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre, onde os médicos descobriram que era leucemia. Eu fiquei muito preocupada, porém logo pensei: “Mas nós servimos um Deus tão poderoso, que é o Médico dos médicos!” Então, fiz um voto ao Senhor de dar este testemunho quando Deus o curasse. No fim do mês de julho, minha filha o levou novamente para refazer os exames. Fizeram tudo quanto foi exame, até mesmo em sua medula. Para surpresa de todos, ele está curado! Graças a Deus!

Tudo isso é para a glória de Deus!


Fonte: http://www.restauramundo.com/?secao=testemunho&id=41

Deus tem realizado muitos milagres na vida das crianças! Glorifico o nome Dele, pois grandes coisas tem feito por nós! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...